Importância dos Jogos de Tabuleiro para as Crianças | Mini Cientista Brinquedos
Whatsapp (54) 99156-9402

Importância dos Jogos de Tabuleiro para as Crianças

Publicado: 09/07/2018

Numa época em que as crianças estão grudadas em Smartphones e tablets para se distrair, é dever introduzi-los ao velho charme dos jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiros têm infinitas variedades e são benéficos para a saúde física e mental delas. Como pai, quando você joga com seus filhos, você passa tempo com eles e ensina a importância de ficarem juntos como uma família. Além disso os jogos de tabuleiro são benéficos em outros aspectos.

Numa época em que as crianças estão grudadas em Smartphones e Tablets para se distrair, é dever introduzi-los ao velho charme dos jogos de tabuleiro. Eles têm infinitas variedades e são benéficos tanto para a saúde física quanto mental das crianças. Quando você joga com seus filhos além de passar tempo com eles mostrando a importância de ficarem juntos como uma família, traz inúmeros benefícios. 

1) Seguir regras:

Uma das mais importantes lições que as crianças aprendem dos jogos é seguir regras. Eles aprendem que todo o jogo tem um conjunto diferente de regras e de que precisa de paciência para entendê-las. As regras desenvolvem um senso de disciplina e ordem na criança, e elas podem aplicar essas lições nos estudos e em outras atividades.

2) Pensamento proativo:

Quando se joga em tabuleiro, as crianças são ensinadas a pensar proativamente enquanto são treinadas a antecipar o movimento dos outros jogadores. Isso ajuda a planejarem suas atividades durante a vida e se saírem melhores em situações complicadas. Também ajuda a prever os movimentos dos seus companheiros e competidores na escola e fora dela.

3) Aprender que a derrota faz parte do caminho

Quando você joga com os seus filhos, você tem a oportunidade de ensiná-los que está tudo bem perder algumas vezes. Esta lição ficará com eles para sempre. Eles começarão a ver as perdas como parte do processo para o sucesso. No lugar de chorar pela perda, aprendem a não repetir seus erros. Os Jogos ensinam seus filhos a perder com graça, entendendo que o prêmio vem da experiência. 

4) Concentração

As crianças que são introduzidas aos jogos de tabuleiro novas tem um foco maior nas atividades. Isto porque os Jogos de Tabuleiro ensinam a ter concentração e  estar sempre com a mente ativa. 

5) Saúde Física

Nos dias de hoje, vemos crianças sofrendo com problemas como obesidade e dores crônicas no ossos pela falta de atividade física. O uso excessivo de televisão e Smartphones diminuíram a habilidade da criança pensar claramente. É importante para elas ter uma mente ativa se quiserem sua saúde física em boas condições.  Jogando e praticando atividades físicas, a criança fica livre do stress.

6) Trabalhar em equipe

Quando são incluídas em jogos colaborativos ou em equipes, as crianças aprendem a trabalhar em conjunto desde pequenas. Elas aprendem a valorizar cada membro do time e levar em conta as habilidades de cada um. Um bom jogador em equipe tende a ter mais sucesso porque acabará eventualmente como um bom líder. 

         Além dos pontos mencionados acima, é evidente que os Jogos de Tabuleiro tem um grande papel no desenvolvimento da personalidade. A longo prazo aprendem ética, habilidades manuais, autoconfiança e ambição para seguir seus objetivos. 

Sabendo da Importância dos jogos para crianças e adolescentes, a  Mini Cientista Brinquedos disponibiliza em seu site vários Jogos de Tabuleiro clássicos e modernos.

Voltar